Entrega
Garantida
Suporte
on-line

Todos os blogs

A importância da decoração está em evidência
11 September, 2019

Os espaços estão cada vez mais escassos, sobretudo em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro.

O tamanho médio dos imóveis vem diminuindo, fazendo com que cada m² precise ser melhor utilizado, valorizado ao máximo, o que só mostra toda a importância da decoração em cada projeto.

Nos anos 80, quando alguém pensava em decoração, na hora vinha na cabeça algo supérfluo.

Importância da decoração

Mas decorar e planejar os espaços, seja em casa ou no trabalho, é fundamental e, mais do que algo supérfluo, pode gerar qualidade de vida e ajudar a aproveitar cada espaço, por isso o reconhecimento da importância da decoração vem aumentando nos últimos anos.

E se você se dedica a esta área, aproveite também para dar mais destaque ao seu talento com estas 8 Dicas práticas de como fazer um portfólio de arquitetura e interiores.

A importância da decoração na qualidade de vida das pessoas
11 September, 2019

Um profissional de interiores ou um arquiteto faz decoração através da mistura bem dosada de elementos.

Com isso é possível criar ambientes que são mais do que simplesmente belos. A era de contemplação dos espaços já passou.

Hoje, cada ambiente deve ser desfrutado ao máximo. É preciso encontrar a melhor relação entre o design, o conforto e a praticidade.

Essa missão pode ser executada com maestria tanto por um profissional de interiores como por um arquiteto que faz decoração.

Mas como atingir esse objetivo? Trata-se de um processo com algumas etapas. A mais importante é ter um bom projeto, o qual guiará todos os trabalhos.

Aí entram em cena as modificações físicas dos espaços, as mudanças de paredes, os ajustes de elétrica e hidráulica etc.

É importante entender elementos como tamanho e proporção de mobiliário, formas e revestimentos, cores, tecidos, fibras, texturas e iluminação.

É a combinação coordenada de todos esses pontos que irá promover diferentes sensações.

Pode-se promover praticidade, aconchego, convivência, sedução, produtividade, lazer.

Um bom projeto de design de interiores pode mudar por completo um imóvel conforme a necessidade do morador.

E é nesse poder que reside a importância da decoração.

Aliás, você sabe a diferença entre design de interiores e arquitetura? Acabe com essa dúvida em nosso artigo.

Veja também: Inspire-se com as obras dos irmãos Campana, cheias de brasilidade e sem clichês

Como a decoração pode melhorar a qualidade de vida?
11 September, 2019

Vamos lá. Quando planejamos armários e estantes, por exemplo, organizamos os objetos para achar e guardar as roupas, os sapatos, livros.

Outra situação: um móvel mal escolhido. Imagine que a cadeira de jantar ou o sofá do home theater foram mal escolhidos, você já pensou que sentará nos dois todos os dias?

Um móvel deve ser escolhido levando em consideração o tamanho e o peso de quem irá usá-lo, o tamanho do ambiente, suas características.

A iluminação é outro ponto. Um espaço mal iluminado ou com uma iluminação inadequada pode causar problemas de visão, depressão e, no caso de empresas, baixa produtividade.

Fazer o cálculo luminotécnico e saber usar luz quente ou luz fria resolve esse problema!

A própria cor da parede pode influenciar o comportamento das pessoas, para isso é necessário saber como funcionam as cores na arquitetura e decoração do ambiente.

Um simples interruptor ao lado da cama pode facilitar muito sua vida, só de não ter que se levantar da cama para apagar ou acender a luz.

Um profissional de interiores fará as melhores escolhas na hora de decorar uma casa.

E olha que esses são apenas alguns exemplos de como o planejamento de interiores pode trazer qualidade de vida todos os dias, criar um ambiente mais confortável, uma empresa mais produtiva e uma morada mais acolhedora.

Importancia da decoração

Marília Veiga destaca a importância da decoração e que arquiteto também faz decoração

A autora deste artigo é Marília Veiga, profissional de design de interiores. Atua em projetos residenciais, corporativos e empreendimentos imobiliários, combinando design, aconchego e funcionalidade. É apaixonada pela profissão e tem prazer em ver o impacto positivo de seu trabalho na vida das pessoas.

Se você leu com atenção todos os recados que ela passou neste texto, deve ter notado uma coisa importante: arquiteto faz decoração. Na verdade, muitos deles se dedicam exclusivamente a este ofício e com grande sucesso.

O segredo de muitos é encantar seus clientes. Quer aprender como fazer isso em seu escritório de arquitetura ou de design de interiores? Então você precisa conhecer o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido especialmente para arquitetos e designers de interiores que querem dar um UP na carreira:

A diferença está nos detalhes
11 September, 2019

A diferença está nos detalhes. Concordo plenamente com essa frase. Talvez você já tenha lido o que escrevi em outras postagens sobre a diferença entre uma casa e um lar, como nesse texto, por exemplo. Eu credito aos detalhes um dos maiores diferenciais na decoração de uma casa, são eles que tem o poder de transformar realmente uma casa em um lar. Itens como livros, CDs, fotos, quadros e enfeites, que nos acompanham ao longo da vida, é que deixam nossa casa mais aconchegante.

Também o cuidado com as cores, texturas e distribuição dos objetos pelo ambiente é o que dá acabamento na decoração, de nada adianta um belo sofá, se a sua sala está nua ou desorganizada. Defina o lugar ideal para cada uma de suas coisas, distribua-as pelos ambientes da casa (tomando o cuidado de sempre evitar o exagero). Exponha seus objetos preferidos, pois lembranças guardadas acabam sendo esquecidas.

Você não acha extremamente agradável chegar em algum lugar e ficar observando uma foto sobre um móvel, um aparador de livros surpreendente em uma prateleira, um quadro criativo na parede, uma almofada diferente no sofá, um vaso com flores em uma mesa lateral, um brinquedo da época de infância dos donos da casa na estante, ou alguma coleção considerada por eles como uma relíquia exposta? Esses pequenos detalhes é que deixam os visitantes encantados e permitem que os moradores tenham sempre por perto a companhia de itens que gostam e que lhes trazem boas lembranças.

Textos e palavras completam a decoração
11 September, 2019

Blá Blá Blá, pode ser assim mesmo, pois atualmente, está em alta, o uso de textos e palavras na decoração. E isso por que o ambiente fica alegre e dinâmico, causando espanto e, ao mesmo tempo, transmite para nossas visitas, algo que suas almas pedem.

Desde os primórdios da civilização, essa solução já era usada; mas, usava-se mais para se comunicar. Hoje, usamos para decorar ambientes. Pois, com a revolução industrial, objetos e acessórios passam a vir com dizeres, facilitando, assim, nossas composições. Os materiais são diversos, como acrílico, vidro, tecido, madeira, entre outros; além das cores, que são as mais variadas possíveis.

Luminárias, vasos, móveis e quadros já saem com palavras ou, até mesmo com frases impressas no seu processo de industrialização. Isso já é comum. Quem hoje entrar numa loja, pode ter certeza de que, se não comprar logo, vai acabar...

Com essas facilidades, fica muito fácil. Basta comprar e inserir imediatamente na decoração. Eis uma dica legal. Como a decoração é mais do que o simples fato de se comprarem produtos e os colocar em seu devido lugar, essa solução pede algo mais. Ela pede que tais frases combinem com a pessoa e sua alma, bem como com as pessoas que moram nessa casa. Um toque artesanal e bem pessoal vale muito.

Escolha, então, o que mais lhe agrada e que preencha esse vazio. O que às vezes não conseguimos expressar adequadamente. Mas quem ver, vai sacar, na hora, o que somos e queremos dizer.

Poesias, canções, piadas, histórias, palavras sexys ou divertidas, informações de modo geral é permitido; menos palavrões, né? Afinal, não é isso o que queremos? Que pensem a nosso respeito? Os tipos de grafia são livres; também os materiais. Tem gente, por aí, bordando até em almofadas e travesseiros; outros, pintando o teto dos corredores, o piso do hall. Ainda é difícil ver na parede da sala. Vemos, inclusive, em objetos como luminárias, vasos e quadros.

Cada um de nós tem sua preferência. Escolha o seu tema e pinte aonde quiser. Escreva o que quiser, afinal, essa é a oportunidade para dizer o que quizemos, além de complementar nossa decoração ao nosso jeito.. Eu – por minha vez - já tenho minhas palavras em destaque. Trata-se de uma música do Tom Jobim: "Vai minha tristeza, e diz pra ela, que sem ela não pode ser"... Fica num espaço, ao lado da minha mesa de trabalho. Poucos lêem; mas, garanto, entendem perfeitamente.

É isso aí. Escolha o seu tema e... boa sorte!